Tóquio cai 0,2% com balanços e cautela sobre Europa

Investidores se mantiveram cautelosos antes da aguardada reunião de cúpula da União Europeia

Hélio Barboda, da Agência Estado,

26 de outubro de 2011 | 06h32

A Bolsa de Tóquio fechou em leve baixa, uma vez que a cautela dos investidores prevaleceu antes da tão aguardada reunião de cúpula da União Europeia, enquanto notícias relacionadas à divulgação de balanços influenciou ações como JFE Holdings, Nidec, Kao e Nintendo. O índice Nikkei 225 escorregou 13,84 pontos, ou 0,2%, e fechou aos 8.748,47 pontos.

O Nikkei abriu em baixa, mas gradualmente escalou níveis mais altos ao longo da sessão da manhã, antes de oscilar entre a alta e a baixa pela maior parte do restante do dia. O mercado foi enfraquecido pelo declínio das expectativas de medidas concretas da Europa para lidar com a crise da dívida da região, depois do cancelamento da reunião de ministros de Finanças, que antecederia a cúpula.

Segundo Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities, os investidores também estão concentrados na possibilidade de uma intervenção das autoridades japonesas no mercado de câmbio, depois que o dólar atingiu nova mínima do pós-guerra contra o iene. Com a temporada de balanços chegando ao pico, os investidores se concentraram também nos resultados semestrais e trimestrais das empresas para se certificar dos efeitos do terremoto e tsunami de março sobre a saúde corporativa. As informações são da Dow Jones

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasTóquio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.