PUBLICIDADE

Tóquio fecha em queda de 1,21% com alerta sobre dívida dos EUA

Índice Nikkei 225 caiu 1,21% e fechou, aos 9.441,03 pontos

Por Roberto Carlos dos Santos e da Agência Estado
Atualização:

Como o resto dos mercados mundiais, a Bolsa de Tóquio encerrou o dia em baixa após o alerta da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) sobre a dívida dos EUA.

PUBLICIDADE

O resultado da Texas Instruments também ajudou a empurrar o pregão para o negativo, especialmente as ações de empresas de tecnologia, como Renesas Electronics e Elpida Memory. O índice Nikkei 225 caiu 1,21% e fechou, aos 9.441,03 pontos, estendendo a perda de 0,41% anotada na segunda-feira.

A fabricante norte-americana de chips Texas Instruments informou que seus resultado do primeiro trimestre e a orientação para o segundo trimestre foram impactados pelo terremoto que atingiu o Japão no dia 11 de março, seguido de tsunami.

Ações de empresas exportadoras de tecnologia foram vendidas rapidamente e fecharam o pregão com acentuadas quedas: Renesas Electronics perdeu 5,4%, enquanto Elpida Memory retrocedeu 4,8%. Os papéis da TDK perderam 7,5%.

Toyota Motor liderou as perdas entre as montadoras, com recuo de 3,1%, contra 1,1% da Honda Motor. As ações da combalida Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina Fukushima Daiichi, encerraram o dia em baixa de 4,3%. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.