Turbulência no Egito pressiona moedas do Oriente Médio

Libra egípcia está sendo prejudicada pela turbulência política que se instaurou no país nos últimos dias

Danielle Chaves, da Agência Estado,

28 de janeiro de 2011 | 09h57

A libra egípcia está sendo prejudicada pela turbulência política que se instaurou no Egito nos últimos dias e a pressão começa a se espalhar para outras moedas do Oriente Médio. A divisa do Egito está sendo vendida e o mercado de contratos futuros da Arábia Saudita mostra que os operadores estão se posicionando para uma queda do rial, a moeda do país, nos próximos três meses.

Os problemas já afetam a lira turca e o shekel israelense, em parte por causa do azedamento do sentimento com relação à região. "A turbulência certamente está tendo impacto sobre o sentimento relacionado a outras moedas da região", comentou Nigel Rendell, estrategista para mercados emergentes do RBC Capital Markets.

No começo da sessão desta sexta-feira, a libra egípcia atingiu uma nova mínima em seis anos diante do dólar, com a moeda norte-americana subindo para mais de 5,85 libras egípcias. A lira turca também caiu, com o dólar avançando 0,8%, para 1,5940 liras, enquanto o shekel israelense perdeu 1%, para 3,678 shekéis por dólar.

O mercado de contratos futuros da Arábia Saudita também mostra sinais de estresse, embora o rial seja fixado e não saia do nível de 3,75 por cada dólar. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.