Vale é destaque de alta

Há pouco, Vale PNA subia 1,12% e ON avançava 0,86%, ante queda de 0,47% do Ibovespa

Beth Moreira, da Agência Estado,

20 de julho de 2010 | 10h29

As ações da Vale figuravam entre as maiores altas do Ibovespa, iniciando uma recuperação em relação à queda dos últimos dias e também beneficiadas por notícias internacionais, segundo avaliação de alguns operadores. Há pouco, Vale PNA subia 1,12% e ON avançava 0,86%, ante queda de 0,47% do Ibovespa. Bradespar, importante acionista da mineradora, também aparece no grupo de altas com valorização de 0,68%.

 

Para o economista da Legan Asset Fausto Gouveia, a melhora pode estar associada a uma série de notícias positivas para o setor, como a nova lei de mineração proposta na Índia, que pretende limitar as exportações de minério de ferro do país como forma de conter a alta dos preços do aço no mercado local.

 

Outra notícia que poderia estar beneficiando os papéis da mineradora brasileira veio da China. No final de semana o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que afirmou que manterá a "continuidade e a estabilidade" das políticas macroeconômicas no segundo semestre deste ano e que a desaceleração no segundo trimestre se deveu ao "controle e regulação ativa" por parte do governo.

 

O analista de investimentos da Spinelli Corretora Max Bueno, destaca, no entanto, que as notícias não são novas. O profissional lembra que os papéis da mineradora caíram muito nos últimos dias e iniciaram ontem uma recuperação, após se aproximarem de um suporte importante. "Acredito que seja mais uma recuperação técnica e não fundamentalista", afirma.

Tudo o que sabemos sobre:
bovespaVale

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.