Amanda Perobelli/Estadão - 4/12/2017
Amanda Perobelli/Estadão - 4/12/2017

Abilio Diniz assume vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil

Empresário, que já foi dono do Grupo Pão de Açúcar, é sócio das operações brasileira e global da varejista francesa, líder em alimentação no País; meta é dar mais agilidade às decisões sobre o Brasil

Talita Nascimento, O Estado de S.Paulo

07 de junho de 2022 | 12h37

Fundador da Península Participações e ex-dono do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz vai assumir a cadeira de vice-presidente do Conselho de Administração do Carrefour Brasil, conforme antecipado pelo Estadão/Broadcast na última sexta-feira, 3. O empresário afirmou que houve um novo acordo de acionistas no Carrefour global, o que levou a mudanças na governança do grupo. 

O objetivo é trazer mais agilidade à operação local da varejista. “Antes o Brasil viajava para a França, hoje os dirigentes da frança vem para o Brasil”, disse em coletiva de imprensa. “Estou empoderado pelo (Alexandre) Bompard (CEO do Carrefour Global) para ser a pessoa dele aqui no Brasil”, disse Abilio, que é sócio das operações local e global do Carrefour.

Segundo Patrice Etlin, chefe do fundo de investimentos Advent na América Latina, que também ganhou uma cadeira no conselho da companhia, em função das ações recebidas pela venda do Grupo Big, agora concluída, o que mudou é que “o poder de decisão desceu para o conselho do Brasil”. 

Hoje, os principais executivos do Carrefour Global estão no conselho de administração brasileiro, incluindo o CEO Bompard, como presidente. “Enxergamos participação no Carrefour como novo investimento. Fomos bem recebidos ao vir para o Conselho”, disse Etlin.

Sam’s Club permanece

A proposta é que com a nova governança o CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, tenha mais agilidade para a tomada de decisão e para a integração do Grupo Big. O executivo afirmou que as bandeiras locais e a do Sam's Club serão mantidas, enquanto outras serão convertidas em bandeiras fortes do Carrefour como o Atacadão.

“Temos agora 25% do varejo alimentar do Brasil; tornando-nos claramente líderes. Com 150 mil colaboradores, somos o maior empregador privado do País”, disse Maquaire.

Tudo o que sabemos sobre:
CarrefourAbilio Diniz

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.