Ações da RIM sobem na Nasdaq com rumor de aquisição e novo tablet

Demonstração ao vivo do novo Playbook desencadeou rali das ações da empresa

Álvaro Campos, da Agência Estado,

27 de outubro de 2010 | 16h29

Uma demonstração ao vivo do novo computador tablet da Research in Motion (RIM), o Playbook, na segunda-feira, desencadeou um rali nas ações da empresa esta semana, mas especulações de que a fabricante do celular BlackBerry poderia ser alvo de uma oferta de aquisição também podem estar impulsionando os papéis da companhia, segundo analistas.

"Recentemente, recomeçaram as especulações de que a RIM poderia ser comprada, o que ajudou as ações a subirem 12% nas duas últimas sessões", disse Shaw Wu, do Kaufman Bros. Às 15h25 (de Brasília), as ações da RIM operavam com alta de 0,22%, a US$ 54,88 na Nasdaq, em meio a uma queda geral das bolsas norte-americanas. As ações já perderam 19% este ano, devido aos receios sobre a crescente competição do iPhone da Apple, que usa o sistema Android, do Google.

No topo da lista dos potenciais compradores aparecem a Cisco Systems e a Microsoft. O analista da Kaufman Bros também citou a Oracle e a Nokia. "Todas essas empresas estão procurando crescer, e os smartphones são, sem dúvida, um dos setores mais atraentes. Eu ouvi que essas empresas estão procurando oportunidades, mas se realmente existe uma conversação em não sei", comentou Wu.

A Cisco é uma das poucas empresas que poderia bancar a compra da RIM, tem um uma capitalização de mercado de cerca de US$ 30 bilhões. Representantes da Cisco não foram encontrados para comentar o assunto. A Microsoft e a RIM se recusaram a falar sobre o assunto.

O que pode complicar as negociações é que a aquisição da RIM precisaria da aprovação do governo do Canadá. A empresa é a maior do setor de tecnologia do país, então é possível que o governo não permita que um comprador estrangeiro adquira a RIM devido à sua importância para o crescimento econômico do Canadá.

Na segunda-feira, a RIM surpreendeu com uma apresentação do PlayBook. O co-executivo-chefe da empresa, Mike Lazaridis, fez uma participação surpresa em um evento da Adobe System e deu uma demonstração do novo modelo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
RIMPlaybooktabletaçõesBlackBerry

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.