Agência Estado atualiza plataforma e lança aplicativos

A Agência Estado, empresa do Grupo Estado, apresenta nesta sexta-feira, 30, o Broadcast+, nova versão de sua plataforma de notícias e dados financeiros em tempo real. Com mais funcionalidades, o serviço aumenta as possibilidades de análise e amplia a cobertura instantânea do mercado financeiro brasileiro, liderada há 22 anos pela Agência Estado, sem abrir mão da estabilidade da plataforma Broadcast.

AE, Agencia Estado

30 de agosto de 2013 | 08h01

A apresentação ocorre durante o 6.º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, onde serão lançados ainda os novos aplicativos móveis do Broadcast. Organizado pela BM&F Bovespa, o evento foi aberto na noite de quinta-feira, 29, em Campos do Jordão (SP) e vai até sábado, 31.

Os aplicativos, próprios para plataformas iOS e Android, estarão à disposição dos clientes Broadcast a partir do domingo, 1, e o Broadcast+ será lançado oficialmente em 1.º de outubro. As novidades fazem parte de uma série de investimentos para aprimorar a tecnologia e o conteúdo do Broadcast.

Nos últimos quatro anos, foram investidos R$ 32 milhões em melhorias tecnológicas, o que tem garantido aos usuários do sistema uma solução cada vez mais de alto desempenho e de estabilidade. ?Este novo investimento está em linha com a estratégia de crescimento do Grupo Estado no mundo digital?, afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do grupo.

Hoje são cerca de 12 mil usuários do Broadcast, que formam uma comunidade de empresários, economistas, políticos e operadores do mercado de capitais conectados pela mesma plataforma. Essa comunidade tem acesso 24 horas por dia em tempo real às notícias econômicas e políticas, nacionais e internacionais, além de análises e textos interpretativos produzidos por jornalistas especializados.

?Com o novo Broadcast+ e Broadcast Móvel encerramos a primeira fase do nosso programa de mudança de patamar na Agência Estado: uma verdadeira revolução graças aos investimentos em sistemas, pessoas e nossa propriedade intelectual. Com isso, trazemos uma solução superior naquilo que é o mais importante para os mercados de capitais: informações de altíssima qualidade e credibilidade, sempre com transparência em preços e nas tendências que ajudem os usuários finais a tomar decisões de compra/venda e gestão de ativos financeiros de forma mais lucrativa?, afirma o diretor-geral da Agência Estado, Daniel Parke.

O lançamento da nova versão do Broadcast chega pouco depois da estreia do Broadcast Político, primeiro serviço em tempo real dedicado à cobertura dos Três Poderes, no ar desde junho.

A Agência Estado possui a maior equipe de jornalistas dedicada ao noticiário em tempo real de economia, política e finanças do Brasil, com redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A equipe se estende também para fora do País, com correspondentes em Nova York, Londres e Buenos Aires.

A sinergia do Broadcast com a redação do jornal O Estado de S. Paulo amplia a rede de colaboradores e agrega ainda mais conteúdo noticioso e analítico ao serviço. Os usuários recebem em primeira mão as colunas e as principais reportagens publicadas no jornal.

O Broadcast+ traz um novo componente de visualização de notícias, que permite optar por modos de apresentação vertical ou horizontal, oferecendo mais agilidade para o usuário do terminal, que poderá acompanhar o noticiário sem perder o foco em outras informações críticas para sua tomada de decisões. Na janela principal, uma caixa de texto estará disponível para monitorar todo o conteúdo e obter todas as notícias relevantes ao tempo escolhido.

?Com a nova plataforma Broadcast+, teremos mais novidades em conteúdo, dados, ferramentas e soluções de negociação eletrônica de modo a amparar ainda mais o mercado financeiro brasileiro com informação e tecnologia indispensáveis ao seu desenvolvimento?, diz Parke.

O caderno Top News continua como um ranking dinâmico das notícias mais relevantes que ditam o comportamento do mercado no momento. A partir do Broadcast+, a busca de notícias também será facilitada, já que os textos serão rastreados em todas as editorias às quais o usuário tem acesso.

Análise

Entre as novidades do Broadcast+ está o módulo de análise fundamentalista, que dá acesso a dados de balanços patrimoniais, demonstrativos de resultados e fluxos de caixa das companhias listadas em bolsa, além do histórico de preços da ação. Esses dados poderão ser exportados para planilhas Excel.

Na página de raio X, o usuário poderá selecionar uma empresa para obter uma visão abrangente, com destaque para as noticias relacionadas ao ativo, com recomendação de compra ou venda da ação e estimativa para o preço-alvo.

Outra inovação foi motivada pela demanda cada vez maior por informações de fundos de investimentos, derivada da expansão do segmento de gestão de fortunas no País.

Desenvolvido com sugestões dos próprios usuários da plataforma nos últimos anos, o Broadcast+ tem integrado ao sistema um módulo de consulta e análise de fundos categoria Anbima, que permite selecionar e comparar fundos ante benchmarks ou customizados pelo próprio usuário. O objetivo é agilizar a identificação de oportunidades e a definição de estratégias de alocação de recursos.

O Broadcast+ traz ainda um módulo de análise para cálculo referencial de títulos públicos e uma tela de curvas desses títulos, atreladas a todos os vencimentos de cada tipo. A tela do Livro de Ofertas permitirá alternar a visualização entre os padrões horizontal ou vertical.

Smartphones e tablets

A nova versão dos aplicativos móveis do Broadcast, também apresentada no evento em Campos do Jordão, foi desenvolvida pela própria Agência Estado, com versões diferentes para smartphones e tablets, respeitando as especificidades de cada plataforma.

Os gráficos dessa versão vão permitir uma visualização diária e intradiária, com mais flexibilidade e informação detalhada sobre o ativo. O ?radar do mercado? vai oferecer uma visualização gráfica e numérica do mercado, com destaque para as maiores altas e baixas.

Em qualquer lugar, os usuários terão acesso de forma rápida a um cardápio mais completo de informações, para que possam tomar suas decisões.

O novo aplicativo traz um canal para assistir por meio de dispositivo móvel à programação elaborada pela AE TV, com boletins diários produzidos pela equipe de jornalistas da Agência Estado e entrevistas com formadores de opinião. Além do acesso aos vídeos, os usuários dos aplicativos podem, com apenas um clique, enviar por e-mail textos do Broadcast 30 minutos após a publicação.

Tanto o Broadcast+ como os aplicativos contam com um layout mais interativo, que permite a leitura das notícias sem necessidade de abrir uma nova aba de navegação, por exemplo. Os usuários podem ainda personalizar sua tela de acordo com a necessidade e criar um caderno de notícias pessoal, mesclando os noticiários de maneira customizada - com as opções AE News, Agronegócios, Empresas e Setores, Político e Esportes, além das demais abas de análises.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.