Agência Estado lança Termômetro Fazenda Broad e Termômetro BC Broad

Sondagens buscam medir a percepção dos agentes do mercado em relação à gestão das políticas fiscal, monetária e cambial

Agência Estado, Texto atualizado às 11h03

10 de março de 2014 | 10h01

SÃO PAULO - O Broadcast, serviço da Agência Estado, lançou nesta segunda-feira, 10, às 11 horas duas novas sondagens realizadas junto ao mercado financeiro, com o objetivo de avaliar o sentimento em relação ao Banco Central (BC) e ao Ministério da Fazenda. O Termômetro Fazenda Broad e o Termômetro BC Broad buscam medir a percepção dos agentes do mercado em relação à gestão das políticas fiscal, monetária e cambial, além da eficácia da comunicação dos dois principais órgãos da política econômica nacional.

A iniciativa será produzida mensalmente pelos profissionais do AE Dados junto a bancos, corretoras, consultorias, gestoras de recursos, instituições de ensino, departamentos econômicos de empresas e outros com histórico de realização periódica de projeções de indicadores econômicos. "A percepção dos agentes financeiros em relação aos dois principais condutores da política econômica é um elemento muito relevante para a formação das expectativas sobre os rumos do País", diz João Caminoto, editor-chefe da Agência Estado. "E ninguém mais capacitado para fazer isso do que o Broadcast, principal canal de informação para o mercado financeiro brasileiro."

Os participantes receberão todos os meses um questionário que contém sete perguntas qualitativas a respeito das ações da equipe econômica. Eles deverão dar notas de zero a dez, numa escala de totalmente insatisfeito (zero) até totalmente satisfeito (dez), para a atuação da Fazenda e do BC. O AE Dados vai calcular uma nota pela média simples das respostas, arredondada na primeira casa decimal.

Serão publicados apenas os resultados consolidados da pesquisa. As respostas individuais das instituições ficarão em sigilo. A redação da Agência Estado não terá acesso às respostas individuais. O questionário, enviado por email, deverá ser respondido uma única vez por instituição, na última semana de cada mês.

A divulgação dos resultados será feita nos serviços em tempo real do Broadcast na quarta-feira mais próxima do dia 5 de cada mês. Em caso de feriado, a divulgação ocorrerá no primeiro dia útil subsequente.

Termômetro Fazenda Broad e o Termômetro BC Broad se somam às tradicionais pesquisas realizadas pelo AE Dados e pelo serviço AE Projeções, especializado na coleta das expectativas do mercado para os principais indicadores macroeconômicos do País. Entre elas, a Pesquisa de Câmbio feita junto às instituições dealers do Banco Central, de periodicidade semanal, e o Ranking Broadcast Projeções, trimestral, que contempla as instituições cujas previsões mais se aproximam dos indicadores efetivos.

Tudo o que sabemos sobre:
Agência Estadoserviçotermômetro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.