Airbus deve receber certificação para jato A350 na 3a-feira

A Airbus deve receber certificado de segurança para seu novo jato de passageiros, o A350, na terça-feira, afirmaram fontes com conhecimento do assunto.

REUTERS

29 de setembro de 2014 | 08h11

O carimbo de aprovação permitirá ao mais novo jato europeu de dois corredores entrar em serviço assim que o primeiro modelo de produção for testado e entregue à Qatar Airways, cliente de lançamento do modelo. Isso deve ocorrer no quarto trimestre.

O avião para entre 300 e 350 passageiros foi desenvolvido com um custo estimado em 15 bilhões de dólares para competir com o Boeing 787 Dreamliner. Ambos os aviões usam um projeto que emprega compósitos de carbono para reduzir peso e custos com combustível.

O A350 também deverá competir com o 777, avião maior da Boeing, quando uma nova versão surgir no final da década.

Depois de mais de um ano de testes de voo, a agência europeia de segurança na aviação (EASA) e a agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA) devem emitir aprovações simultâneas para o modelo, mas sem a fanfarra que envolveu a certificação do superjumbo A380, em 2006.

A Airbus tinha marcado para setembro a certificação do A350 e o primeiro voo do modelo atualizado A320neo. O voo ocorreu na quinta-feira passada.

(Por Tim Hepher)

Tudo o que sabemos sobre:
AEREASAIRBUSCERTIFICACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.