Alemanha busca aprovação do Parlamento para ajuda à Grécia até 2012

Detalhes do projeto, incluindo os valores envolvidos, serãofinalizados no domingo, quando a Grécia deverá concluir as negociaçõescom FMI e UE

Danielle Chaves, da Agência Estado,

28 de abril de 2010 | 11h13

O governo da Alemanha vai buscar aprovação do Parlamento para uma ajuda à Grécia de até 8,4 bilhões de euros em 2010, mais um montante não especificado em 2011 e 2012, segundo um esboço do projeto de lei visto pela agência Dow Jones. Detalhes do projeto, incluindo os montantes envolvidos, serão finalizados no domingo, quando a Grécia deverá concluir as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia sobre um programa de redução de dívida de três anos.

O rascunho será apresentado ao gabinete alemão na segunda-feira, de acordo com o Ministério de Finanças do país. "O Ministério de Finanças será responsável por dar garantias de cerca de 8,4 bilhões de euros no primeiro ano e mais (um volume não especificado) nos próximos dois anos para a República Helênica como medidas de emergência para manter a solvência que é necessária para a estabilidade financeira da união monetária", diz o rascunho do projeto.

A Grécia quer que o mecanismo de empréstimo conjunto da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) seja disponibilizado dentro de alguns dias. Os ministros de Finanças da zona do euro prometeram fornecer até 30 bilhões de euros em empréstimos conjuntos neste ano e o FMI deverá conceder até 15 bilhões de euros adicionais. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaGréciaFMI

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.