Alemanha projeta aceleração da recuperação econômica em 2012

 A melhora da economia nos primeiros meses do ano e o fortalecimento do mercado de trabalho aumentaram a arrecadação de impostos em fevereiro

Agência Estado,

21 de março de 2012 | 22h37

BERLIM - A economia da Alemanha estabilizou-se no primeiro trimestre de 2012 e a expectativa é de que a aceleração continue nos próximos meses, dando novo impulso ao mercado de empregos, diz o mais recente relatório mensal do Ministério das Finanças do país, divulgado hoje.

"A atividade econômica estabilizou-se no primeiro trimestre", diz o documento. "A economia global provavelmente irá melhorar no decurso do ano, aumentando a expectativa em que a economia (alemã) ganhará ritmo na segunda metade do ano."

A melhora da economia nos primeiros meses do ano e o fortalecimento do mercado de trabalho aumentaram a arrecadação de impostos em fevereiro. Ao todo, o recebimento de tributos federais aumentou 6,9% no mês passado, para € 42,3 bilhões. Em janeiro, o aumento havia sido de 3,9%.

No relatório, o Ministério das Finanças da Alemanha salienta ainda que a recente elevação dos preços ao consumidor foi em grande parte causada pelo aumento do preço da energia e qualificou os crescentes preços do petróleo como a maior ameaça à estabilidade da inflação no país. 

As informações são da Dow Jones. (Ricardo Gozzi)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.