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Alemanha testa supermercado do futuro

Rede põe à prova novos conceitos e tecnologias em loja experimental

BBC Brasil,

31 de janeiro de 2011 | 16h35

Uma loja da rede de supermercados Metro, da Alemanha, passou a ser conhecida como a "loja do futuro" por usar as últimas tendências do setor. O supermercado Real usa a tecnologia RFID para monitorar os seus produtos por radiofrequência.

Etiquetas podem rastrear o movimento de produtos e os estoques. Para clientes em busca de inspiração, a loja tem uma central culinária que imprime receitas na hora.

A peixaria emprega as últimas técnicas para atrair clientes: sprays de óleos aromáticos do teto e sons do litoral, como gaivotas e ondas. Na loja , a peixaria usa sons e imagens do mar para atrair clientes

De quebra, um aplicativo para celulares de última geração permite que clientes criem uma lista de compras e simplesmente leiam o código de barra dos produtos. Depois, é só passar o celular no caixa e pagar.

'Laboratório'

"A ideia é que a filial seja um laboratório vivo para testar com os clientes os mais novos conceitos, produtos e tecnologias", afirmou Gerd Wolfram, diretor-executivo da rede Metro. "Se forem aprovados aqui, eles são implantados em outras lojas da rede."

Na Alemanha, os clientes parecem aprovar o supermercado do futuro da rede Metro. Desde que foi aberta, em 2008, as vendas da loja cresceram 15% e o número de clientes, 20%.

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