Publicidade

ALL e Ferroeste acertam acordo operacional

Por Luciana Collet (Broadcast)
Atualização:

A América Latina Logística (ALL) fechou um acordo operacional com a estatal paranaense Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A.) que deve reduzir o gargalo no ponto de conexão entre as linhas das duas empresas, em Guarapuava, e gerar um aumento de produtividade da malha. O acordo prevê o tráfego de composições diretamente de Cascavel a Ponta Grossa, permitindo um melhor escoamento da soja do Oeste do estado para a região paranaense dos Campos Gerais, onde estão localizadas processadoras do grão.Procurada, a ALL confirmou a parceria, mas ainda não forneceu detalhes. Já a Ferroeste informou o acordo está próximo de sua concretização, que depende da modernização dos sistemas de segurança das locomotivas da companhia, atualmente em andamento. No início do mês, a Ferroeste anunciou investimento de R$ 960 mil em um sistema de segurança de suas locomotivas, que deve ser finalizado até julho, quando todas as locomotivas da empresa estarão funcionando com novo sistema de freio e nova tecnologia embarcada. A empresa explicou que a modernização "faz parte de um projeto que vai permitir um acordo operacional entre a Ferroeste e a América Latina Logística (ALL) para que os trens das duas empresas circulem livremente no trecho Guarapuava-Desvio Ribas (Ponta Grossa)".Conforme a Ferroeste, a realização de um pool de locomotivas das duas empresas vai reduzir o ciclo dos vagões no trecho que é objeto do acordo e resolverá o gargalo de transbordo que hoje existe em Guarapuava, o que, segundo estimativas da estatal, resultará em um aumento de 28% no volume de cargas da Ferroeste. "Para que esse projeto se viabilize a Ferroeste está fazendo uma parceria com a ALL, que detém know how sobre tecnologia embarcada e sistemas de segurança", explicou.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.