Alstom fornecerá equipamento para usina da Neoenergia

A Alstom informou nesta sexta-feira (28) ter assinado um contrato de cerca de 110 milhões de euros com Neoenergia para o fornecimento de equipamentos para a hidrelétrica de Baixo Iguaçu. Serão fornecidos três turbinas Kaplan, geradores, sistemas de proteção e controle de comando, informou a empresa, destacando que o aviso para prosseguir (NTP) deve ser concedido em fevereiro de 2013.

LUCIANA COLLET, Agencia Estado

28 de setembro de 2012 | 18h17

Segundo a Alstom, a usina hidrelétrica a ser instalada no rio Iguaçu, no Paraná, será equipada com as maiores turbinas verticais Kaplan do mercado brasileiro, gerando um total de 350 MW. A primeira unidade entrará em operação no segundo semestre de 2015. Os equipamentos eletromecânicos da Alstom serão produzidos na unidade de Taubaté (SP).

As turbinas Kaplan podem ser usadas em pequenas áreas inundadas, explicou a Alstom. A usina Baixo Iguaçu é um projeto hidrelétrico de baixa queda (15,7 metros) e a ser construída e operada no conceito de "fio d''água", sem reservatório, utilizando a vazão natural do rio.

Conforme informações da Neoenergia, o investimento total na usina de Baixo Iguaçu é da ordem de R$ 1,6 bilhão. O leilão para concessão da hidrelétrica foi realizado em setembro de 2008 e a concessão vale por 35 anos. A usina terá garantia física de energia de 172,8 MW médios, dos quais 70,3% destinados para o Ambiente de Contratação Regulado (ACR). O valor atualizado do megawatt-hora contratado é de R$ 120,26, informou a empresa em agosto passado.

Tudo o que sabemos sobre:
AlstomNeoenergiausina

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.