Altus ingressa no Bovespa Mais

A Altus (ALTS3M), empresa de automação industrial sediada em São Leopoldo (RS), acaba de realizar a cerimônia de listagem no Bovespa Mais, segmento de acesso da Bolsa brasileira voltado às companhias que desejam acessar o mercado de capitais de modo gradual. De acordo com o presidente da companhia gaúcha, Luiz Gerbase, uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) está nos planos, mas não no curto prazo.

GABRIELA FORLIN, Agencia Estado

26 de setembro de 2013 | 11h57

"O importante agora é encorpar a empresa, fazer aquilo no que temos investido florescer mais. Investimos no Brasil e fora, e essas coisas estão aparecendo. Precisamos caminhar mais um ou dois anos para realizar uma oferta, mas também vai depender do mercado, pois não se sabe como o País vai estar até lá", disse o executivo em entrevista ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado.

Apesar de a captação de recursos por meio de um IPO não estar prevista para logo, a destinação do que for levantado já está sendo pensada, e fazer aquisições é um dos principais objetivos. "Há bastante espaço para aquisições, pois o Brasil conta com muitas empresas relacionadas. No nosso caso, não seria uma questão de adquirir para ganhar mercado, mas de consolidar um grupo maior de companhias que oferecem produtos complementares", destacou.

Outro tópico importante para Altus é o de levar os produtos para o exterior, segundo Gerbase. "Isso é um ponto chave na nossa visão para fazer benchmark e colocar nossos produtos em nível global, conseguindo resultados em mercados 80% maiores do que o brasileiro. Nesse tipo de indústria, o negócio tem de ser global", afirmou.

A companhia é a sexta a ingressar no Bovespa Mais, que já conta com Nutriplant, Senior Solution, Nortec, Desenvix e CAB Ambiental, e em breve deverá contar com a Quality Software. No caso da Altus, os planos para listagem começaram em 2010, quando recebeu aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Altus está em 109ª posição no ranking da Deloitte das pequenas e médias empresas que mais crescem no País. Em 2012, a companhia faturou R$ 110 milhões. Em abril deste ano, teve 15% de seu capital vendido para a empresa sueca Beijer Electronics, tendo lançado produtos no mercado europeu no início deste mês.

Mais conteúdo sobre:
AltusBovespa Mais

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.