Publicidade

Anac notifica áreas para que corrijam venda de seguros pela internet

Segundo agência, medida deve impedir que passageiros sejam induzidos a comprar serviço

Por Julia Baptista e da Central de Notícias
Atualização:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que encaminhou nesta quinta-feira, 23, ofícios para as companhias aéreas TAM e Gol/Varig determinando o prazo de 48 horas para que as empresas corrijam a forma de venda de seguros de viagem aos passageiros que adquirem bilhetes pela internet.

PUBLICIDADE

Segundo a Anac, a medida foi tomada para impedir que os passageiros sejam induzidos a comprar os seguros de viagem sem conhecimento, uma vez que as páginas na internet das duas empresas apresentam a compra do serviço já previamente selecionada, como se fosse parte das tarifas do transporte aéreo.

Os seguros são serviços adicionais e facultativos, que podem ser comercializados pelas companhias assim como a locação de automóveis e hotéis. No entanto, de acordo com as normas que regem o contrato de transporte aéreo, a informação deve estar clara ao consumidor e o preço do seguro não pode estar previamente selecionado. A venda dos seguros poderá ser feita, desde que o passageiro opte por clicar na aquisição do serviço.

Caso o prazo de 48 horas seja descumprido, a Anac irá suspender qualquer alteração solicitada pelas duas companhias na malha aérea. A Agência informou ainda que não serão avaliados novos pedidos de voos ou alterações nos voos atuais, que ocorrem diariamente em todas as empresas para ajustar as operações.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.