30 de março de 2012 | 19h15
Entretanto, nos horários mais concorridos de um dos principais aeroportos brasileiros, durante a semana, não haverá nenhum slot disponível.
O sorteio, o terceiro do tipo feito pela Anac, será realizado em 18 de abril em São Paulo.
De acordo com resolução da Anac publicada em 2006, para permitir a entrada de novas companhias aéreas e remanejar horários de voos que não estão sendo devidamente utilizados nos aeroportos lotados, a agência prevê que um slot deve ter o mínimo de 80 por cento de regularidade mensal no prazo de 90 dias.
"Caso haja cancelamentos superiores a 20 por cento dos voos programados, o slot deve ser devolvido ao órgão regulador para ser redistribuído a outras empresas interessadas em operar no aeroporto", explicou a Anac em comunicado divulgado em 16 de março.
Os interessados em participar do certame devem se inscrever e a Anac avaliará quais atendem aos requisitos necessários para a operação e em seguida divulgará as empresas habilitadas.
No dia da redistribuição dos slots, um sorteio formará uma lista classificando a posição de cada empresa participante. Formada a lista, cada empresa escolherá um horário disponível de um pouso e uma decolagem, passando a vez para a próxima, em rodízio no qual todas as companhias são contempladas até o término dos slots disponíveis.
"A norma estabelece o processo de redistribuição de slots e é válida para todos os aeroportos brasileiros que tenham atingido o limite de sua capacidade, mas somente Congonhas opera atualmente nessa situação de segunda a sexta-feira, embora esteja com horários ociosos durante sábados e domingos", completou a Anac.
A última distribuição de slots em Congonhas ocorreu em 8 de março de 2010, quando foram alocados 202 novos slots de 355 disponíveis. Na ocasião, a Gol ficou com 56 slots, a TAM com 54, a Avianca com 28, a NHT com 28, a Webjet com 18 e a Azul com oito.
(Por Carolina Marcondes)
Encontrou algum erro? Entre em contato