Anac suspende vendas da Webjet para voos programados até 6ª feira

Companhia aérea tem 55,6 % dos voos cancelados nesta segunda-feira; motivos seriam demanda alta e mudanças nas regras de trabalho dos aeronautas

Priscila Trindade e Glauber Gonçalves, da Agência Estado,

27 de setembro de 2010 | 13h38

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira, 27, que suspendeu a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (dia 1º de outubro). Em nota, a Anac diz que vem acompanhando a evolução do índice de voos cancelados pela empresa, que passaram de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana.

Os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Os cancelamentos efetuados até então foram realizados de forma programada de modo que o passageiro não observasse nenhum transtorno, diz a nota da Anac.

Até as 14h desta segunda-feira, a empresa havia cancelado 47,2% voos. Com o aumento do número de cancelamentos verificado hoje, a Anac decidiu suspender a venda de bilhetes nos voos programados até sexta-feira e intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no Centro de Operações da empresa. De acordo com a agência, medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

A Anac informou que desde o período da manhã, enviou equipes de fiscalização para os principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG) para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141.

Entre outros direitos, a Resolução nº 141 prevê reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa; reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem; informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito); comunicação (internet ou telefone, a partir de 1h do horário previsto para o voo); alimentação (a partir de 2h do horário previsto para o voo; e hospedagem e traslado - se for o caso (a partir de 4h do horário previsto para o voo).

Cancelamentos e atrasos

A companhia aérea Webjet cancelou 55,6% dos voos programados para esta segunda-feira em todo o País, segundo boletim da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Até o meio-dia, das 54 partidas previstas, 13 (24,1%) registraram atrasos e 30 foram canceladas.

Em nota, a companhia aérea confirmou que os cancelamentos e atrasos foram causados pelo forte crescimento da demanda de passageiros em setembro e pela redução no número de voos para cumprir a lei número 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.

A Webjet afirmou que cinco medidas estão sendo tomadas para resolver o problema. São elas: reacomodação dos passageiros em voos da própria empresa; reacomodação em voos de outras companhias aéreas; isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas; reembolso das tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.

Segundo a empresa, novos profissionais estão sendo contratados para atender o crescimento na demanda. "Neste momento, a título de exemplo, estão sendo treinados 64 novos copilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro. Nos últimos três meses, portanto, foram incorporados 149 novos colaboradores à tripulação da Webjet."

(Texto atualizado às 15h07)

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