
28 de julho de 2011 | 17h50
Pela manhã, o diretor-presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu, havia dito à Agência Estado que a companhia trabalhava com a expectativa de que a expansão da hidrelétrica fosse aprovada nesta semana ou no começo da próxima. À tarde, no entanto, durante a teleconferência para analistas e investidores, o executivo retificou a informação, informando que aprovação ocorreu ontem.
Embora a aprovação do projeto de expansão tenha se dado ontem, António Pita comentou que a companhia ainda não recebeu todas as informações do regulador. Assim, não seria possível informar, no momento, a energia assegurada da expansão, ou seja, quanto efetivamente a EDP no Brasil poderá comercializar da hidrelétrica. Com a aprovação da ampliação da capacidade instalada, a estimativa é de que o investimento na expansão fique próximo de R$ 1,41 bilhão.
A hidrelétrica Santo Antônio do Jari teve sua oferta negociada no leilão de energia nova, que contratou a demanda do mercado cativo em 2015 (A-5), realizado em dezembro do ano passado. A energia foi vendida a R$ 104/MWh por um período de 30 anos, com início do fornecimento em 2015. As obras estão previstas para começar no próximo mês. A EDP no Brasil ainda não decidiu se irá vender a energia da expansão no mercado livre ou nos leilões do governo federal.
Encontrou algum erro? Entre em contato