EFE
EFE

Aplicativo traduz o choro dos bebês, garante inventor

Professor de ciência da tecnologia de Taiwan analisou o choro de mais de 100 mil crianças e diz que seu dispositivo pode descobrir o significado com 92% de acerto

EFE

18 de setembro de 2014 | 13h35


TAIPEI - Muitos pais de crianças pequenas ficam desesperados por não saber o motivo do choro quando os filhos ainda não sabem falar. Esse problema pode estar agora com os dias contados: um professor taiwanês garante ter criado um aplicativo para celular que traduz o significado do choro dos bebês. 

Segundo o inventor, basta gravar o choro e apertar o botão de tradução para saber se a criança está com fome, com sede, com as fraldas molhadas ou sujas ou se ela está apenas com vontade de chorar e fazer manha para chamar a atenção.

O professor Chang Chuan-yu apresentou sua aplicação em Taipei, capital de Taiwan, durante a Mostra Internacional de Invenções e Tecnologia.

O aplicativo foi batizado de  'Baby Cry Translator'. O inventor afirma que o dispositivo também detecta outros tipos de incômodo dos bebês que provocam choro, como pesadelos ou algum tipo de dor física.

O professor Chang dá aulas de ciência da tecnologia na Universidade Nacional Yunlin. Ele conta que desenvolveu o aplicativo depois de analisar os choros de aproximadamente 100 mil bebês. 

A precisão da tradução, garante ele, é de aproximadamente 92%. O aplicativo será comercializado ainda este ano e deve custar cerca de 2,3 euros, o equivalente a R$ 7 reais. Sem choro.

Tudo o que sabemos sobre:
AplicativoChoro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.