Apple derruba S&P 500 e Nasdaq; Dow Jones avança

O S&P 500 fechou em baixa pelo quarto pregão seguido e o Nasdaq recuou nesta quarta-feira após a Apple divulgar um raro resultado trimestral fraco, enquanto balanços fortes da Boeing e da Caterpillar impulsionaram o Dow Jones.

Reuters

25 de julho de 2012 | 19h16

Segundo dados preliminares, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,47 por cento, para 12.676 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,03 por cento, para 1.337 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,31 por cento, para 2.854 pontos.

A Apple, maior empresa dos Estados Unidos em valor de mercado, divulgou seus resultados trimestrais após o fechamento do pregão da terça-feira, que incluiu vendas mais fracas do que o esperado por Wall Street, devido a pioras na economia europeia e a consumidores que decidiram esperar o lançamento da nova versão do iPhone no final do ano.

A ação da Apple caiu 4,3 por cento, para 574,97 dólares. Ignoradas as perdas da companhia, o S&P 500 teria fechado em alta.

Já o Dow Jones conseguiu avançar devido às ações da Caterpillar e da Boeing. O papel da Caterpillar teve valorização de 1,4 por cento, para 82,60 dólares, após a empresa reportar resultados trimestrais que superaram as estimativas de analistas.

A maior fabricante de máquinas de construção do mundo também elevou suas projeções para 2012.

"As expectativas têm sido baixas e isso é bastante positivo para o mercado", disse o vice-presidente de investimentos do Harris Private Bank, Jack Ablin.

Esperanças de que o Federal Reserve (banco central norte-americano) agirá rapidamente para fornecer mais estímulos à economia também elevaram as ações.

Uma notícia do Wall Street Journal publicada na terça-feira disse que autoridades do Fed podem estar mais próximos de tomar mais medidas para auxiliar a economia em dificuldades.

Por conta dessas expectativas, "ações de bancos têm tido performance relativamente boa", segundo o administrador de portfólios Thomas Villalta, do Jones Villalta Asset Management. O índice bancário KBW, por exemplo, avançou 0,5 por cento.

(Reportagem de Rodrigo Campos)

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.