Apple recebeu até 5 mil pedidos de acesso a dados dos EUA em 6 meses

Entre nove mil e dez mil contas ou dispositivos foram citados nos pedidos, disse a Apple em um comunicado no site da empresa 

Lucas Hirata, da Agência Estado,

17 de junho de 2013 | 08h51

NOVA YORK - A Apple recebeu entre quatro mil e cinco mil pedidos de acesso a dados por agentes de segurança dos EUA de dezembro a maio, afirmou a empresa no domingo.

Entre nove mil e dez mil contas ou dispositivos foram citados nos pedidos, disse a Apple em um comunicado no site da empresa. Os pedidos mais comuns envolviam roubos e outros crimes, disse.

A Apple pediu ao governo dos EUA permissão para divulgar os dados e eles estão sendo oferecidos "no interesse da transparência", disse o comunicado.

O Facebook (FB) revelou na sexta-feira que recebeu entre nove mil e dez mil pedidos de todas as entidades governamentais dos EUA - dos níveis locais aos federais, assim como pedidos confidenciais relacionados a segurança nacional - no segundo semestre de 2012. A Microsoft recebeu entre 6.000 e 7.000 desses pedidos no mesmo período das mesmas entidades, incluindo as solicitações classificadas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.