Apple se tornará a maior em PCs no mundo no 1ºsemestre de 2012

Segundo pesquisa, que considera o iPad um computador; o tablet expandiu o market share da Apple de 9% para 15% no ano passado; atual líder do mercado é a HP

Renan Carreira, da Agência Estado,

22 de novembro de 2011 | 17h56

A Apple deve se tornar a maior fabricante de computadores do mundo, por embarques, no primeiro semestre do próximo ano, ultrapassando a atual líder, a HP, disse nesta terça-feira, 22, a empresa de análise de mercado Canalys, que considera o iPad um computador. O tablet expandiu o market share da Apple no mercado de computadores de 9% para 15% no ano passado, disse a Canalys.

Os tablets, principalmente o iPad, mudaram radicalmente a dinâmica da indústria de computadores no último ano, levando a Apple ao segundo lugar no mercado mundial de PCs no terceiro trimestre de 2011. A Canalys estima que os embarques globais de PCs em todo este ano alcance 415 milhões de unidades, alta de 15%, graças predominantemente a um aumento da venda de tablets.

O número total de embarques de tablets deve chegar a 59 milhões de unidades no fim de 2011: a previsão é de que só o quatro trimestre registre o embarque de mais de 22 milhões de unidades. Embora o iPad vá dominar o quarto trimestre, o recém-anunciado Kindle Fire e o Nook Tablet também devem impactar no mercado dos Estados Unidos.

"A Apple viu seu market share no mercado de computadores expandir de 9% para 15% em apenas quatro trimestres, embora os embarques do iPad em seu mercado principal, os Estados Unidos, provavelmente vão ficar sob pressão no quatro trimestre por causa do lançamento do Fire e do Nook com preços extremamente competitivos", disse Tim Coulling, analista da Canalys. "HP e Apple vão brigar pelo topo no quatro trimestre, mas a Apple talvez tenha de contar com o lançamento do iPad 3 para passar a HP."

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
applehplídermercadotabletipad

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.