Apple supera Microsoft como maior empresa de tecnologia

O valor da ação da Apple é 10 vezes maior que há 10 anos, quando a empresa começou a lucrar com a revolução que gerou no setor de eletrônicos com produtos estilosos como iPod, iPhone e notebooks MacBook

Reuters,

26 de maio de 2010 | 17h28

A Apple disparou na frente da Microsoft nesta quarta-feira como maior empresa de tecnologia do mundo em valor de mercado, um marco da recuperação da fabricante do iPhone, após passar a década dos anos 1990 no ostracismo e quase falir.

Pouco menos de 1 hora antes do fechamento do pregão na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Apple subiam 1% na Nasdaq, elevando seu valor de mercado para U$ 225,1 bilhões, acima dos U$ 222,7 bilhões da Microsoft, segundo dados da Reuters. As ações da Microsoft registravam queda de 2,2% no mesmo horário.

Às 16h55 (horário de Brasília), as ações da Apple operavam estáveis, enquanto as da Microsoft recuavam 3,6%.

O valor da ação da Apple é 10 vezes maior que há 10 anos, quando a empresa começou a lucrar com a revolução que gerou no setor de eletrônicos com produtos estilosos como iPod, iPhone e notebooks MacBook.

Já a Microsoft, que produz o sistema operacional usado em 90% dos computadores do mundo, o Windows-- não conseguiu o mesmo sucesso para suas ações. Suas ações caíram cerca de 18% na comparação com o preço de 10 anos atrás.

A Apple, que teve dificuldade durante muitos anos para popularizar seus produtos, aceitou um investimento de U$ 150 milhões da Microsoft em 1997 para se manter.

A Apple é agora a segunda maior empresa entre as companhias que integram o índice Standard & Poor's 500 em valor de mercado, atrás apenas do grupo de energia Exxon Mobil.

(Reportagem de Bill Rigby e Rodrigo Campos)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.