Arábia Saudita promete garantir fornecimento de petróleo

País produtor diz que trabalhará para assegurar o fornecimento de petróleo, a estabilidade do mercado e preços justos para a commodity

Ricardo Gozzi, da Agência Estado,

19 de março de 2012 | 17h38

O governo da Arábia Saudita anunciou hoje que trabalhará sozinho, mas em coordenação com outros produtores e consumidores, com o objetivo de assegurar o fornecimento de petróleo, a estabilidade do mercado e preços justos para a commodity.

De acordo com a agência estatal de notícias saudita, o reino trabalhará em coordenação com produtores e consumidores "para garantir o fornecimento adequado de petróleo, a estabilidade do mercado e o retorno dos preços a níveis que sejam justos para produtores, consumidores e para a indústria do petróleo".

A declaração faz parte de um comunicado do gabinete de governo da Arábia Saudita divulgado pela agência estatal de notícias do reino.

O objetivo, segundo a nota, é evitar o impacto negativo que o preço elevado do petróleo pode ter sobre a economia global, especialmente sobre os mercados emergentes. O comunicado não especifica, no entanto, qual seria o nível de preço considerado "justo" pelos sauditas.

Enquanto se aproxima o prazo da União Europeia (UE) para interromper suas importações de petróleo do Irã, a Arábia Saudita tem feito uso de sua capacidade ociosa de produção para aumentar a oferta de petróleo. As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
petróleocommodity

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.