PUBLICIDADE

Publicidade

Avianca quer fechar compra de 50 jatos para Brasil

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Avianca pretende adicionar 50 novas aeronaves a sua frota brasileira nos próximos cinco anos, disse o controlador da companhia aérea, German Efromovich, nesta quinta-feira, num acordo avaliado em quase 4 bilhões de dólares. A encomenda deste ano pode ser direcionada à Airbus ou à Boeing com o prazo de dois a cinco anos para as entregas das aeronaves, disse Efromovich durante feira sobre espaço aéreo regional e defesa no Chile. Efromovich é dono da Avianca e controla a Avianca-Taca, uma holding que inclui a El Taca, de El Salvador. O plano de expansão agressiva no Brasil da companhia aérea deve manter pressão sobre as duas maiores empresas brasileiras do setor, a TAM e a Gol, que registraram prejuízo no ano passado por conta de custos de combustível e um excesso de novos voos no mercado. A Avianca expandiu sua capacidade no Brasil em quase 70 por cento nos 12 meses até janeiro, agravando uma disputa por fatias de mercado que reduziu preços de passagens e margens de lucro. Tanto a TAM quanto a Gol projetam crescimento mais modesto e aumento de preços neste ano. A TAM reduziu seu plano de frota para 2012 e a Gol disse na terça-feira que eliminará até 100 voos por dia para ajudar a reduzir custos e como forma de restaurar sua lucratividade. Robustos gastos de consumidores e crescimento econômico acima da média global atraíram grandes investimentos em aviação na maior economia da América Latina, especialmente enquanto o país se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo, Airbus e Boeing, divulgaram suas previsões para a América Latina na terça-feira, onde vêem espaço no mercado para 100 ou mais novas aeronaves comerciais ao ano durante as próximas duas décadas. O grupo Avianca-Taca é uma das principais companhias aéreas comerciais da região, com mais de 100 rotas em 14 países. (Por Brad Haynes, Felipe Iturrieta e Antonio de la Jara)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.