Publicidade

Bancos da China enfrentam risco de default de governos locais, diz jornal

Segundo o 'FT', riscos envolvem mais de 20% do US$ 1,135 trilhão emprestado a governos locais

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

Bancos na China estão enfrentando sérios riscos de default em mais de 20% dos 7,7 trilhões de yuans (US$ 1,135 trilhão) que emprestaram a governos locais do país, noticiou o jornal Financial Times no seu site na internet, citando autoridades do governo chinês.

PUBLICIDADE

Em uma autoavaliação preliminar, realizada a pedido da Comissão de Regulamentação Bancária da China, bancos comerciais identificaram quase 1,550 trilhão de yuans em empréstimos "questionáveis" para entidades financeiras de governos locais, que basicamente financiam projetos regionais de infraestrutura.

Uma alta autoridade da comissão disse ao FT que esses empréstimos não vão todos dar necessariamente errado, mas que a parcela dos empréstimos inadimplentes na China deve quase certamente "aumentar levemente" no fim deste ano.

A agência de classificação de crédito Standard & Poor's estimou que, se 30% desses empréstimos se tornarem irrecuperáveis, isso acrescentaria entre quatro e seis pontos porcentuais às taxas gerais de empréstimos inadimplentes dos bancos.

Segundo o site do FT, o sistema bancário chinês tinha uma taxa de inadimplência em empréstimos de mais de 50% uma década atrás. Hoje, o país é um terreno fértil para os maiores e mais lucrativos bancos do mundo, com uma taxa média de inadimplência em empréstimos de apenas 1,3%, registrada no fim do mês passado. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.