Bankia registra o primeiro lucro desde ajuda em 2012

O banco espanhol Bankia informou nesta quarta-feira, 24, que teve lucro líquido de 74 milhões de euros (US$ 96,4 milhões) no primeiro trimestre, registrando seu primeiro lucro desde que pediu um resgate ao governo espanhol em maio do ano passado. O banco afirmou, no entanto, que a receita líquida com juros, a principal fonte de receita da instituição, foi de 512 milhões de euros, 28,8% a menos que os 844 milhões de euros há um ano, devido ao efeito negativo do seu portfólio hipotecário.

Agencia Estado

24 de abril de 2013 | 16h13

O Bankia é o maior entre os diversos bancos espanhóis que se submeteram ao controle estatal em 2012 para a reestruturação do setor bancário do país. A instituição recebeu 17,96 bilhões de euros em ajuda financeira, a maior injeção de capital já registrada em um banco da Espanha. O Bankia registrou o maior prejuízo líquido na história corporativa da Espanha em 2012, de 19,06 bilhões de euros.

No mês passado, o Bankia anunciou que planeja fazer um desdobramento reverso de ações, procedimento por meio do qual uma instituição reduz a quantidade de papéis em circulação, para aumentar o preço das ação e a liquidez. Os detentores de bônus júnior perderão cerca de 30% do seu investimento original na reestruturação do banco. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Bankiabalançolucro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.