BC deve estar mais calmo com resultado do IPCA-15, diz Mantega

Segundo o ministro, esse foi um resultado bom, que a inflação está sob controle e que deve terminar este ano próxima do centro da meta

Sabrina Valle, da Agência Estado,

20 de agosto de 2010 | 11h31

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Banco Central deve estar mais tranquilo com o resultado do IPCA-15 de agosto, divulgado pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). O índice caiu 0,05% em agosto.

Mantega disse que esse foi um resultado bom, que a inflação está sob controle e que deve terminar este ano próxima do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O ministro disse esperar para os próximos meses que a inflação medida pelo IPCA fique entre 0,15% e 0,30% e projetou crescimento do PIB para este ano entre 6,5% e 7%, enquanto a inflação, segundo Mantega, deve terminar 2010 "em torno" de "5%.

"Ele (o BC) deve estar mais calmo, mais tranquilo com esse resultado", declarou Mantega, durante cerimônia de assinatura de um empréstimo do Banco Mundial (Bird) para a Prefeitura do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade do Rio de Janeiro. (

Tudo o que sabemos sobre:
MantegaFazendaIPCAinflação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.