BC europeu pode aumentar prazo de  empréstimos para bancos

Segundo Yves Mersch, um dos membros do conselho da autoridade monetária,  instituições estariam tendo dificuldades para garantir financiamentos com prazo superior a um ano

Gustavo Nicoletta, da Agência Estado,

25 de novembro de 2011 | 16h53

Yves Mersch, um dos membros do conselho do Banco Central Europeu (BCE), afirmou durante uma entrevista nesta sexta-feira, 25, que a instituição pode introduzir empréstimos com prazos maiores para os bancos, visto que algumas instituições financeiras estariam tendo dificuldades para garantir financiamento com prazo superior a um ano.

O BCE vê que alguns bancos estão com "problemas e não conseguem se refinanciar além do período dos empréstimos do BCE, que é de um ano, no máximo", afirmou Mersch durante uma entrevista a uma rádio de Luxemburgo, segundo a agência de notícias Reuters. "Posso imaginar muito bem que se outra medida excepcional for exigida do sistema de bancos centrais europeus seria nessa área", acrescentou.

Ontem, o Wall Street Journal afirmou, citando fontes, que o BCE pode ampliar o prazo de seus empréstimos para os bancos para até três anos. A linha de financiamento mais longa da instituição até o momento é de 13 meses.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bceprazobancosempréstimoscriseue

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.