BC indica dois novos diretores para a instituição

Altamir Lopes é recomendado para chefiar a Administração, enquanto Sidnei Corrêa Marques fica com a direção do Crédito Rural 

Rosana de Cassia e Andrea Jubé Vianna, da Agência Estado,

16 de fevereiro de 2011 | 09h09

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, encaminhou à presidente Dilma Rousseff a recomendação de indicação dos nomes de Altamir Lopes para ocupar o cargo de diretor de Administração e de Sidnei Corrêa Marques, para o cargo de diretor de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural.

Altamir Lopes é formado em economia e atualmente chefia o Departamento Econômico do Banco Central. Sidnei Corrêa Marques é formado em ciências contábeis e chefia o Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação do Banco Central.

Os nomes ainda terão de ser submetidos à aprovação do Senado Federal. Em nota divulgada he pouco o BC informa também que após oito anos no cargo, Antonio Gustavo Matos do Vale deixa, a pedido, a Diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural e que Alvir Alberto Hoffmann deixa, também a pedido, depois de três anos,a Diretoria de Fiscalização.

"Ambos permanecerão na diretoria colegiada do Banco Central até que os novos nomes sejam apreciados pelo Senado", informa a nota. A Diretoria de Fiscalização será assumida pelo atual diretor de Administração, Anthero de Moraes Meirelles.

Sabatina na terça-feira

A sabatina dos novos diretores do Banco Central deve ocorrer na próxima terça-feira (22), com a instalação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), as mensagens presidenciais com a indicação dos nomes chegam amanhã ao Senado.

Foram indicados para as vagas: Altamir Lopes para a diretoria de Administração e Sidnei Marques para a diretoria de Liquidação e Controle de Operações de Crédito Rural. Como os líderes concluíram nesta tarde a negociação sobre o comando das comissões permanentes do Senado, a expectativa é de que elas sejam instaladas na próxima semana.

A instalação da CAE está programada para a próxima terça-feira, às 10h. O presidente da comissão será o senador Delcídio Amaral (PT-MS). Embora em cima da hora, é viável que as sabatinas ocorram na primeira sessão. Foi o que ocorreu com a indicação do ministro Luiz Fux para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi sabatinado logo após a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve o nome aprovado pelo plenário na mesma data.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.