PUBLICIDADE

Publicidade

BC mantém previsão de crescimento de 20% do crédito total em 2010

Se evolução se confirmar, participação do crédito deve atingir 49% do PIB no final do ano

Por Fernando Nakagawa e da Agência Estado
Atualização:

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, informou nesta terça-feira, 23, que a instituição trabalha com a previsão de que o total de crédito concedido pelo sistema financeiro deve ter expansão de 20% em 2010 na comparação com 2009. Com essa evolução, a participação do crédito deve atingir 49% do Produto Interno Bruto (PIB) no fim de dezembro deste ano. Segundo ele, os números não foram alterados e são os mesmos previstos na última revisão das estimativas oficiais do BC, em dezembro de 2009.

 

PUBLICIDADE

Um mês atrás, em fevereiro, no entanto, o próprio BC havia anunciado em entrevista coletiva a redução da estimativa de expansão do crédito em 2010 de 20% para 19%. Já a previsão da participação dos empréstimos no total da economia era de 48% do PIB no fim de 2010.

 

Altamir informou na entrevista desta terça-feira que o crédito para pessoa física deve liderar a expansão em 2010, com crescimento de 21%. As operações para empresas devem ter aumento de 14%. Entre os segmentos, os financiamentos com recursos livres devem avançar 18% no ano e os empréstimos com recursos direcionados terão expansão de 26%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.