BCE e Comissão Europeia divulgam nota sobre pedido da Grécia

Equipe de especialistas do FMI, BCE e da Comissão está atualmente em Atenas para determinar as condições para o desembolso da ajuda

Marcílio Souza, da Agência Estado,

23 de abril de 2010 | 12h39

A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) confirmaram nesta sexta-feira, 23, que receberam o pedido do governo da Grécia para ativar o mecanismo de suporte financeiro que havia sido previamente acordado com o país.

 

O BCE, a Comissão e o "grupo do euro", formado pelos 16 países que usam a moeda única, disseram em comunicado conjunto que "vão decidir sobre a ativação desse mecanismo, em concordância com os comunicados dos Chefes de Estado e Governo de 25 de março de 2010 e o documento do Eurogrupo de 11 de abril de 2010".

 

Sob essas declarações, os parceiros da Grécia haviam prometido oferecer até 30 bilhões de euros em empréstimos bilaterais para o país este ano, juntamente com uma quantia menor sob a forma de um acordo standby com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Uma equipe de especialistas do FMI, BCE e da Comissão está atualmente em Atenas para determinar as condições para o desembolso da ajuda.

 

De acordo com a declaração de março, o desembolso exige um acordo unânime dos chefes de governo da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
BCEajudaGrécia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.