BG Group escolhe Fábio Barbosa para substituir diretor financeiro

Empresa disse que Barbosa já se juntou ao grupo e vai entrar para o conselho diretor quando se tornar diretor financeiro, em 31 de março

Danielle Chaves, da Agência Estado,

21 de dezembro de 2010 | 10h05

O BG Group vai substituir seu veterano diretor financeiro Ashley Almanza pelo brasileiro Fábio de Oliveira Barbosa, que até recentemente era diretor financeiro da Vale. Almanza, que foi CFO da BG por oito anos, será substituído em um momento em que o Brasil se torna cada vez mais importante estrategicamente para a gigante de gás natural britânica.

Junto com o atual executivo-chefe da BG, Frank Chapman, Almanza supervisionou a transformação da antiga British Gas em uma companhia multinacional com capitalização de mercado de 72 bilhões de libras (US$ 111,6 bilhões). A mudança culminou na aquisição da produtora de gás de carvão australiana Pure Energy Resources, no ano passado, por cerca de US$ 1 bilhão.

A saída do executivo "foi iniciada por Ashley e por seu desejo de deixar a companhia de uma maneira tranquila", afirmou uma porta-voz da BG, acrescentando que Almanza vai partir apenas dentro de dois anos, para ajudar no período de transição. A BG disse que Barbosa já se juntou ao grupo e vai entrar para o conselho diretor quando se tornar diretor financeiro, em 31 de março.

A corretora ING comentou que o movimento é "potencialmente positivo", já que Barbosa fornecerá preciosos conhecimentos em um momento em que a exploração em águas profundas no Brasil está se tornando "enormemente importante" para a BG.

Antes de entrar para a Vale, em 2002, Barbosa passou sete anos no Ministério da Fazenda e depois foi secretário do Tesouro Nacional.

As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
BG Group

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.