BM&FBovespa avaliará oportunidades com Bolsa de Xangai

A BM&FBovespa anunciou que assinará na próxima segunda-feira acordo de entendimentos com a Bolsa de Valores de Xangai com "o objetivo de iniciar discussão conjunta sobre oportunidades de negócio e trocas de informações".

REUTERS

17 de fevereiro de 2011 | 20h04

Na segunda-feira, o presidente-executivo da BM&FBovespa, Edemir Pinto, havia revelado em entrevista exclusiva à Reuters que a bolsa paulista mirava oportunidades na Ásia, especialmente na Índia e na China, em meio à onda de consolidação global de operadoras de bolsa.

"O grande objetivo (da BM&FBovespa) é sempre buscar mais volume e mais liquidez. O grande objetivo não é aquele de investimento financeiro para ser simplesmente um acionista. Temos que analisar mercados e bolsas que têm um valor agregado em produtos e liquidez, isso são mercados que nos interessam", afirmou Edemir.

Na terça-feira, a Deutsche Bourse anunciou acordo de compra da NYSE Euronext, transação que cria a maior empresa de bolsas de valores do mundo. Na semana passada, a London Stock Exchange (LSE) disse que irá se unir ao controlador da bolsa de valores canadense TMX Group.

OUTROS ACORDOS

A BM&FBovespa já tem uma aliança com o CME Group, de Chicago, pela qual há uma pequena participação societária cruzada entre as companhias.

A bolsa paulista está costurando acordos operacionais com suas pares na América Latina.

Além disso, a BM&FBovespa firmou parceria com a Bolsa de Hong Kong que permite dupla listagem para que empresas tenham ações nas duas praças.

Em breve comunicado ao mercado na quinta-feira, a bolsa paulista não especificou no que podem resultar as conversas com a Bolsa de Xangai, mas esclareceu que o acordo não prevê a dupla listagem de ações de empresas nas duas bolsas, como chegou a circular em alguns veículos de comunicação à tarde.

(Por Cesar Bianconi)

Tudo o que sabemos sobre:
EMPRESASBMFBOVESPAXANGAI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.