BMFBovespa quer 5 milhões de pessoas físicas em 5 anos

Cerca de 530 mil investidores pessoas físicam atuam no mercado e representam 1/3 do volume negociado

Vinícius Pinheiro, da Agência Estado,

12 de agosto de 2009 | 12h30

A BMFBovespa continua com os esforços de popularização do mercado de ações, com investimentos de R$ 20 milhões previstos para este ano. No final do segundo trimestre, havia cerca de 530 mil investidores pessoas físicas no mercado, que respondiam por cerca de um terço do volume negociado na bolsa. O diretor presidente da bolsa, Edemir Pinto, espera que esse número se multiplique por dez, ou seja, chegue a cinco milhões de investidores nos próximos cinco anos.

 

As iniciativas de popularização do mercado tiveram início em 2002 e foram ampliadas este ano com a criação do programa "BMFBovespa vai ao campo" e a estreia de um programa de educação financeira na TV Cultura, segundo Pinto. "Outras iniciativas estão em negociação e devem ser anunciadas em breve", afirmou o executivo, durante teleconferência com a imprensa.

 

Além das pessoas físicas, a bolsa pretende atrair os recursos de investidores institucionais, como fundos de pensão e seguradoras. "Com a queda dos juros, esses investidores cada vez mais precisarão buscar uma rentabilidade mais adequada para ao seu patrimônio", observou. O diretor da BMFBovespa destacou ainda os esforços de atrair investidores estrangeiros, com o reforço na equipe de vendas nos escritórios de Nova York e Londres, além da reformulação do escritório em Xangai.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.