BNP Paribas supera expectativas com lucro de 1,365 bi de euros

Resultado do trimestre passado marca virada ante um grande prejuízo registrado um ano antes 

Reuters,

17 de fevereiro de 2010 | 08h39

O banco BNP Paribas, maior listado em bolsa de valores da França, assumiu provisões para dívidas de difícil recuperação menores do que o esperado no quarto trimestre, encerrando o período com lucro acima das estimativas. A instituição afirmou que as provisões vão se manter em baixa em 2010. O resultado do trimestre passado é maior que o período imediatamente anterior e marca virada ante um grande prejuízo registrado um ano antes.

 

O lucro líquido subiu 4,6%, para 1,365 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão), também apoiado em resultado maior na área de banco de investimento e pela aquisição de ativos do Fortis. A receita ficou ligeiramente abaixo do previsto, em 10,06 bilhões de euros.

 

O presidente-executivo, Baudouin Prot, afirmou que espera que o custo de risco caia este ano e que o BNP tem uma exposição relativamente pequena aos problemas da economia da Grécia.

 

O rival Société Générale divulga seus números na quinta-feira, 18, enquanto o Crédit Agricole e o BPCE publicam balanços na próxima semana.

 

O setor global de bancos tem até agora divulgado resultados que apontam para lados diferentes, com lucros maiores do Barclays, Credit Suisse e JP Morgan contrastando com prejuízos de Citigroup e Bank of America e retiradas de recursos de clientes sendo registradas no UBS.

 

(Por Sudip Kar-Gupta)

Tudo o que sabemos sobre:
banco, BNP Paribas, balanço

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.