Publicidade

Boeing estima concorrência mundial acirrada nos próximos anos

Companhia estima que o tráfego aéreo mundial crescerá 5,3% ao ano até 2029

Por Silvana Mautone e da Agência Estado
Atualização:

As empresas fabricantes de aviões devem enfrentar nos próximos anos a chegada de pelo menos um ou dois novos competidores de mercado. A afirmação foi feita hoje pelo vice-presidente de marketing da americana Boeing, Randy Tinseth, em visita ao Brasil, ao ser questionado sobre a recente parceria entre a canadense Bombardier a Commercial Aircraft Corporation of China Ltd (COMAC).

PUBLICIDADE

Ele se recusou a comentar diretamente o acordo de cooperação estratégica entre as duas empresas firmado no final de março, mas disse que o setor deve enfrentar uma "concorrência intensa". "Quem será bem sucedido? Não temos como prever. A boa notícia é que esse é um grande mercado", afirmou.

A Boeing estima que o tráfego aéreo mundial crescerá 5,3% ao ano até 2029, acima do desempenho da economia. Segundo projeções da empresa, a frota de aviões no mundo deve ser ampliada em 3,3%, totalizando 36,3 mil aviões, contra cerca de 20 mil hoje. De acordo com Tinseth, aproximadamente 13,5 mil dos aviões atualmente em operação serão substituídos nos próximos 20 anos. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.