Bombardier lança jato CSeries

A Bombardier lançou umjato com capacidade para entre 110 e 130 passageiros, oCSeries, neste domingo, em uma tentativa canadense de desafiaras gigantes da indústria Boeing e Airbus. O anúncio do aguardado lançamento foi feito na véspera dafeira de aviação de Farnborough e a companhia canadenseinformou que Mirabel, perto de Montreal, foi escolhida comolocal da montagem do novo avião, que entrará em serviço em2013. A companhia aérea Lufthansa, cliente antiga da Bombardier,encomendou provisoriamente 30 aviões com opção para mais 30,informou a Bombardier. A companhia aérea alemã não firmou umcontrato firme. O CSeries será vendido por 46,7 milhões de dólares aunidade. A Bombardier tinha indicado anteriormente que estavaesperando ter pelo menos 50 a 100 pedidos antes de se decidirpor lançar o novo aparelho, mas as encomendas ficaram menoreseste ano por causa do peso dos preços em alta dos combustíveis. "Estamos engajados com ativas e muito promissorasnegociações com uma série de companhias aéreas ao redor domundo", disse o presidente-executivo da Bombardier, PierreBaudouin, a jornalistas. A fabricante de aviões afirmou que o lançamento vai"revolucionar" o segmento de aeronaves de 100 a 149 passageirospor causa da eficiência no consumo do combustível do novoavião. Esse segmento é uma parte do mercado de aviões comerciaisque o chefe comercial da Bombardier, Gary Scott, acredita queestá sendo negligenciado pela Boeing, titã sediada em Seattle,onde trabalhou quatro anos atrás. "A nossos amigos de Seattle, eu digo que esses aviões sãoreais e nós vamos atender um espaço de mercado que eles ignoramhá muito tempo", disse o executivo. Ele acrescentou brincando:"É apenas um mercado de meio trilhão de dólares abaixo dos 150assentos. Nós podemos deixar isso à Bombardier." O CSeries vai competir com a versão menor do Boeing 737 ecom a família A320 da Airbus na substituição de aviões antigoscomo os MD-80. Além dos modelos da Airbus e da Boeing, o CSeries competirácom o ERJ195 produzido pela brasileira Embraer, principal rivalda Bombardier. Um executivo da Bombardier informou que a família CSeries,que terá duas variantes com 110 e 130 assentos respectivamente,consumirá 20 por cento menos combustível por viagem que o rivalmais próximo da Embraer, chegando "ao topo dos 20 por cento"contra o Boeing 737-600 ou 700. O avião é movido por motoresproduzidos pela Pratt & Whitney. As asas serão fabricadas em Belfast, Irlanda do Norte, e afuselagem na China, por meio de um acordo com a estatal chinesaAVIC I. A Bombardier informou que receberá empréstimos dos governosdo Canadá e de Québec, bem como da Irlanda do Norte e dogoverno britânico, para financiar um terço dos custos depesquisa e desenvolvimento. Um sistema de financiamentosemelhante para a Airbus está sendo questionado pela Boeing. "Estamos confiantes de que o que foi colocado em práticaestá de acordo com a Organização Mundial de Comércio", disseBaudouin. O especialista no mercado de aviação David Pritchard, daUniversidade de Bufalo, disse que usar o sistema que está nocerne de uma grande disputa internacional de comércio podeexpor a Bombardier a queixas. "Os Estados Unidos vão atrás da Bombardier e aí a Embraervai atrás deles também", prevê Pritchard. Mas ele disse queprovavelmente a Embraer vai preferir concentrar sua rivalidadecomercial em jatos executivos que seguir a Bombardier no grandemercado de aviões comerciais.

TIM HE, REUTERS

13 de julho de 2008 | 12h48

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