BP negocia compra de participação no Canadá por US$1,2 bi

A petrolífera britânica BP está negociando compra de participação majoritária em uma companhia canadense com grandes reservas de petróleo por 1,2 bilhão de dólares, publicou o Sunday Times.

REUTERS

14 de fevereiro de 2010 | 14h47

Um acordo para assumir uma participação na Value Creation pode irritar ambientalistas e alguns acionistas da BP, que se opõem veementemente a operações envolvendo regiões ricas em areia betuminosa, argumentando que a exploração é cara e prejuprejudicialcial ao meio-ambiente, informou o jornal.

A Value Creation passa por problemas financeiros e pode ser colocada sob controle de credores na segunda-feira, ainda segundo a publicação.

A BP preferiu não comentar o assunto.

A Reliance Industries, que opera na Índia o maior complexo de refino de petróleo do mundo, teria feito uma proposta rival de 2 bilhões de dólares para ter uma participação na empresa. Mas, de acordo com o Sunday Times, a BP tem a preferência nas negociações.

O maior bloco da Value Creation, Terre de Grace, tem uma área de cerca de 750 quilômetros quadrados na região de Athabasca, em Alberta.

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIA, BP, CANADA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.