Brasil deve superar 90 milhões de contas ativas neste ano

Previsão é do presidente da Febraban, Murilo Portugal, que aproveitou para reforçar que os bancos brasileiros são 'sólidos, bem capitalizados, líquidos, rentáveis e bem geridos'

Altamiro Silva Junior, da Agência Estado,

24 de novembro de 2011 | 21h26

O Brasil deve superar neste ano o patamar de 90 milhões de contas correntes ativas e de 100 milhões de clientes de poupança, segundo o Presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. Os correspondentes bancários já alcançam 165 mil pontos de atendimento e os canais eletrônicos, como o banco na internet, chegaram a marca de 38 milhões de clientes, destacou o executivo.

"O setor financeiro brasileiro é um ativo que diferencia positivamente o Brasil no concerto das nações. Nossos bancos são sólidos, bem capitalizados, líquidos, rentáveis e bem geridos", disse Portugal durante discurso há pouco no jantar anual de confraternização dos banqueiros, promovido pela Febraban.

Para Portugal, o grande desafio dos bancos é "continuar o processo de aprofundamento financeiro e de expansão do crédito a taxas superiores ao crescimento do PIB, sem perda da qualidade dos empréstimos e sem comprometer a solidez do sistema bancário".

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.