PUBLICIDADE

Publicidade

Braskem reverte prejuízo e lucra R$124 mi no 2º tri

Lucro foi alavancado pela redução no resultado financeiro negativo do período e aumento nos preços de resinas termoplásticas

Por Alberto Alerigi Jr.
Atualização:
Empresa teve alta de 11% na receita líquida de vendas Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A Braskem teve lucro líquido de 124 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo prejuízo de 125 milhões sofrido no mesmo período do ano anterior, informou a companhia nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

A maior petroquímica das Américas divulgou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado de 1,13 bilhão de reais, avanço de 6 por cento na base de comparação anual. A margem no período passou de 10,9 para 10,4 por cento.

O lucro foi apoiado em uma redução no resultado financeiro negativo do período, para 478 milhões de reais, além de aumento nos preços de resinas termoplásticas no mercado internacional aliado à desvalorização do real. Estes efeitos foram contidos por menor volume de vendas e retração de preços de petroquímicos básicos, segundo balanço da companhia.

As ações da Braskem recuavam 1,03 por cento, às 11h01, a 14,44 reais, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 0,34 por cento.

A Braskem teve alta de 11 por cento na receita líquida de vendas, a 10,85 bilhões de reais. O custo dos produtos vendidos avançou na mesma proporção, chegando a 9,6 bilhões de reais no segundo trimestre, um período em que o aumento de tensões geopolíticas na Rússia, Ucrânia e Iraque elevou os preços da nafta, principal matéria-prima utilizada pela indústria petroquímica.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.