BTG Pactual compra 100% da comercializadora de energia Coomex

A empresa será integrada ao BTG Pactual e representará mais uma plataforma de negócios da área de Renda Fixa, Câmbio e Commodities (FICC) do banco de investimentos

Eduardo Magossi, da Agência Estado,

21 de setembro de 2010 | 15h43

O BTG Pactual assinou acordo para aquisição de 100% da Coomex, a maior comercializadora independente de energia do Brasil, com faturamento anual de cerca de R$ 500 milhões. A empresa será integrada ao BTG Pactual e representará mais uma plataforma de negócios da área de Renda Fixa, Câmbio e Commodities (FICC) do banco de investimentos. A expectativa é ampliar o mix de produtos vinculados à energia oferecidos aos clientes do BTG.

O BTG Pactual afirma, em nota, que a aquisição ocorre em um cenário de crescimento econômico, de diversificação da matriz energética brasileira e de expectativa de aumento no volume de contratos de energia negociados no mercado livre. Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), o mercado livre de comercialização de energia responde por 27% da demanda total transacionada no sistema integrado nacional.

O BTG Pactual já administra o Fundo Brasil Energia, maior fundo de private equity brasileiro direcionado ao setor elétrico ou nas emissões de ações e títulos de renda fixa de empresas do segmento. Os antigos sócios controladores da Coomex, José Manoel Biagi Amorim, Cláudio Monteiro da Costa e Cassiano Agapito passam a integrar o quadro societário do BTG Pactual e permanecem na gestão direta do negócio.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.