'Calculadora de bebida' ajuda bebedor indeciso a escolher cerveja

'Calculadora de bebida' ajuda bebedor indeciso a escolher cerveja

Aplicativo para celular indica qual a melhor opção de compra considerando o preço e a quantidade disponível em cada embalagem

Maria Tereza Matos, Especial para O Estado de S. Paulo

18 de novembro de 2014 | 16h45


SÃO PAULO - Diante de tentas opções, muitos consumidores ficam indecisos sobre qual a embalagem com melhor relação entre custo e benefício: lata, garrafa ou litrão de cerveja? Para ajudar a resolver o dilema, o desenvolvedor e web designer Matheus Piscioneri, de 23 anos, criou um aplicativo chamado de 'Calculadora de Bebida'. 

O aplicativo calcula rapidamente em qual formato da embalagem a bebida tem o preço mais barato em relação à quantidade. Para fazer a conta, o usuário não precisa estar conectado à internet. Com o aplicativo, basta preencher os preços ao lado das respectivas embalagens para receber a resposta.

Piscioneri, que mora em Ribeirão preto, no interior de São Paulo, diz que já conseguiu economizar até 30% ao comparar, no supermercado, os preços das cervejas em diferentes opções de embalagem. O aplicativo também pode ajudar na escolha de refrigerantes ou de outras bebidas que estejam disponíveis em diferentes tipos de embalagem.

Em simulação feita pela reportagem do Estado, foram analisados os valores de uma marca de cerveja nas versões lata de 350 ml (R$ 1,99), e garrafa de 600 ml  (R$ 4,89), disponíveis em um supermercado. O aplicativo mostrou que o mililitro de cerveja é 24,64% mais caro na garrafa do que na lata. 

O aplicativo também ajuda na divisão da conta na mesa do bar, quando muitos bebedores podem ter dificuldades com a matemática. Na função 'Contador', basta colocar a quantidade de bebidas, o valor unitário, o número de pessoas e a porcentagem do garçom. O aplicativo mostra o valor total da conta, o quanto será pago por cada pessoa e a gorjeta a ser deixada. 

Desenvolvida há quatro meses, a Calculadora de Bebida já foi baixada por mais de 5 mil usuários de telefones celulares. Por enquanto, o aplicativo está disponível somente para Android, mas, de acordo com Piscioneri, a versão para Iphone deve ser lançada no início do próximo ano. 

Tudo o que sabemos sobre:
CervejaAplicativo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.