PUBLICIDADE

Publicidade

Câmbio afeta vendas três setores em setembro

Dólar elevado atingiu as vendas de hipermercados e supermercados, equipamentos e móveis e eletrodomésticos 

Por Idiana Tomazelli e da Agência Estado
Atualização:

RIO - A desvalorização do real atingiu as vendas de três setores do varejo no mês de setembro. Segundo a técnica Aleciana Gusmão, da coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o dólar comprimiu a demanda por artigos de hipermercados e supermercados, equipamentos e materiais para escritório e informática e móveis e eletrodomésticos.

PUBLICIDADE

Na comparação de setembro ante agosto, dois desses setores tiveram queda. A única alta veio dos supermercados, com 0,6% na margem. Aleciana destacou que a elevação no preço do trigo, que irradia para outros produtos feitos dessa matéria-prima (como pão francês e massas), provocou a redução da taxa. Na comparação com setembro do ano passado, a alta foi de apenas 0,7%, enquanto em agosto havia ficado em 5,6% ante agosto de 2012.

No caso de móveis e eletrodomésticos, o setor teve queda de 0,2% em setembro ante agosto, e alta na taxa mensal, para 7,6% em setembro ante setembro de 2012. Segundo Aleciana, a redução veio a despeito da política de incentivo ao governo, por meio do programa Minha Casa Melhor, que financia a compra desses produtos para subsidiários do Minha Casa, Minha Vida.

"Em julho é que veio o grande impacto dessa política, justamente por ter sido o mês em que ela foi implementada. Ela continua tendo reflexo, mas na comparação do mês contra o mês anterior teve uma acomodação", analisou.

O último setor afetado pelo câmbio foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve queda de 0,7% em setembro na margem. Em agosto, esse indicador foi de alta de 7,5%. Ainda assim, o setor apresenta alta de 16,5% contra setembro do ano passado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.