Campanha de vacinação contra Aftosa começa nesta terça em 19 Estados

Ministério da Agricultura estima que 160 milhões de animais serão imunizados contra a doença 

Agência Estado,

31 de outubro de 2011 | 13h52

A segunda etapa de vacinação do rebanho contra Aftosa bovino começa nesta terça-feira, 1º, em 19 Estados. O Ministério da Agricultura estima que durante a campanha 160 milhões de animais (bovinos e bubalinos) serão imunizados contra a doença. A meta do governo federal é proteger todo o rebanho da zona livre de febre aftosa com vacinação (205,6 milhões de animais) e superar o índice de cobertura alcançado em 2010, que foi de 97,4%. A exceção é o Estado de Santa Catarina, que constitui uma zona livre da doença sem uso da vacinação.

Em Pernambuco, Piauí, Maranhão e Pará, cujos calendários foram alterados, a vacinação começa no dia 14 de novembro. A mudança faz parte dos preparativos para a realização do estudo soroepidemiológico, que integra o processo para obtenção do reconhecimento de zona livre de aftosa com vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A meta do governo brasileiro é transformar todo o território brasileiro imune da doença com vacinação até 2013.

Na maioria das unidades federativas, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. Já na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins e no Distrito Federal apenas os animais com idade abaixo de 24 meses serão imunizados. A região pantaneira de Mato Grosso do Sul será a último a finalizar o processo em 15 de dezembro.

 
Tudo o que sabemos sobre:
Aftosabovinos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.