22 de junho de 2022 | 16h00
CANNES – Uma campanha da rede de fast-food Burger King foi o grande destaque entre as premiações brasileiras no terceiro dia do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade de 2022. O projeto Burger Glitch, ou Burger “bugado”, levou dois Leões de ouros nesta quarta-feira, 22: um na categoria de Mobile Lions (peças publicitárias para dispositivos móveis) e outro em Brand Experience & Activation, que julga as ativações que as marcas fazem diretamente com seus clientes. O Estadão é o representante oficial de Cannes Lions no País.
A campanha, criada pela David São Paulo, tentava atrair o público jovem com uma linguagem intimamente ligada ao universo dos games: mais especificamente, dos “bugs” que de repente aparecem na codificação dos jogos. A partir de uma ferramenta “mobile”, a marca criou um jogo próprio em que os clientes tinham de encontrar “bugs” nas promoções do Burger King, tendo acesso a descontos.
Além disso, enviou sanduíches “bugados” – com ingredientes trocados ou de finalização imperfeita – a influenciadores digitais, com o objetivo de reforçar o recado. De acordo com os criadores da ideia, além de ser uma forma de atrair especialmente o público de 18 a 25 anos, a brincadeira com os bugs também serviu para “celebrar a imperfeição” – uma ideia que poderá vir a ser aproveitada de outras formas na comunicação da marca.
De acordo com Edgard Gianesi, diretor executivo de criação da David São Paulo, responsável pela campanha, a relação entre a agência e o cliente é simbiótica, uma vez que ambas trabalham juntas há muito tempo: o Burger King está com a David desde sua fundação, há mais de dez anos. “A gente é um grupo muito próximo de criação, produção e atendimento”, diz Gianesi.
Para o publicitário, o Burger King, que sempre foi uma marca irreverente e que se posicionou de forma a desafiar o principal concorrente, o McDonald's, está passando por um amadurecimento – e o hambúrguer “bugado” mostra isso. “A marca se constrói também cima de si mesma, buscando ser relevante também por suas próprias qualidades.”
Com mais sete categorias tendo os vencedores revelados, o desempenho do Brasil nesta quarta-feira, para além do Burger King (que ainda levou um bronze em Mobile), foi discreto. Também em Mobile, a FCB trouxe um bronze para projeto para a Revista Raça. Em Brand Experience & Activation, a Africa ganhou um bronze para campanha para a cervja Brahma (Ambev). Em Creative Commerce, mais dois bronzes: VMLY&R/Santander e Gut/Mercado Livre.
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