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Caoa faz homenagem ao fundador do grupo com edição especial do Tiggo 8

Chamado de Tiggo 8 Founder's, modelo especial terá apenas mil unidades produzidas na fábrica de Goiás

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Em homenagem a seu fundador, o empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em agosto do ano passado, o grupo Caoa Chery lança nesta quarta-feira, 4, uma versão especial do Tiggo 8 chamada Founder’s Edition.

Com mais acessórios e mais requintado do que a versão normal, o utilitário-esportivo (SUV) de sete lugares terá apenas mil unidades produzidas na fábrica de Anápolis (GO) e será vendido por R$ 215 mil.

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Tradicionalmente as edições especiais têm produção limitada e homenageiam pessoas (situação mais rara), datas comemorativas e eventos, casos, por exemplo, do Monza Emerson Fittipaldi, do McLaren Senna e do Gol Copa e Rolling Stones.

O Tiggo 8 foi escolhido pela empresa por ser considerado o de maior nível tecnológico dentro do portfólio da Caoa Chery. O modelo foi lançado em 2020 e, segundo a companhia, “representou a materialização do sonho de Andrade de produzir e comercializar no Brasil veículos com os mais elevados níveis de qualidade, tecnologia e design”.

“Doutor Carlos”, como era conhecido, está em um grupo pequeno de executivos que construiu uma montadora nacional, embora não tenha conseguido realizar seu sonho de produzir carros brasileiros.

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa Cherry. Foto: Werther Santana/Estadão - 21/3/2019

O grupo produz modelos da marca coreana Hyundai e da chinesa Chery em duas fábricas, a de Goiás, de sua propriedade, e a de Jacareí (SP), da qual detém 50% das ações. Dois anos antes de sua morte, ocorrida aos 77 anos, ele ainda tentou comprar a fábrica da Ford de São Bernardo do Campo (SP), mas o negócio não prosperou. Formado em medicina, Andrade trabalhava como cirurgião quando comprou, em 1979, um Ford Landau em uma concessionária da marca em Campina Grande (PB). A revenda quebrou, e ele decidiu comprá-la por preço barato, para compensar a perda com o carro não recebido.

Foi assim que nasceu a Caoa, empresa que leva as iniciais do seu nome e que hoje envolve, além das duas fábricas, 293 concessionárias Ford, Hyundai, Chery e Subaru que juntas empregam 6.000 funcionários.

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"Mente brilhante"

A edição especial tem itens exclusivos como bancos dianteiros aquecidos, acabamentos em madeira, cobertura do porta-malas retrátil e banco do motorista com memória e ajuste de lombar e tapetes que também levam o logo com a inscrição Founder’s Edition. Está disponível nas cores cinza e azul.

“Exclusividade é a palavra que traduz essa nova versão do Tiggo 8. O consumidor pode esperar ainda mais luxo e refinamento de detalhes nesta homenagem ao Dr. Carlos, a mente brilhante por trás do sucesso da Caoa Chery no Brasil, que deixou um grande legado para todo o nosso segmento”, comenta Mauro Correia, presidente da Caoa.

O Tiggo 8 já vendeu cerca de 15 mil unidades no Brasil, sendo quase 3 mil neste ano. Atualmente custa R$ 202 mil. De janeiro a abril o grupo Caoa Chery vendeu 12.863 veículos e detém 2,52% do mercado total de automóveis e comerciais leves no País.

Homenagens

Outros modelos fabricados no País ou importados já tiveram edições especiais alusivasa esportistas e principalmente a grandes eventos que as montadoras patrocinaram. Um deles foi o Gol Copa, da Volkswagen, que teve quatro edições (1982, 1994, 2002 e 2006).

Gol, da VW, tem várias versões limitadas em alusão ao futebol, do Copa, de 1982, ao Seleção, de 2014 (foto) Foto: Clayton de Souza/Estadão

Em 2010, quando a competição mundial ocorreu na Alemanha, a montadora lançou o Gol Seleção e, em 2014, com o Brasil como sede, Gol, Fox e Voyage tiveram edições limitadas com o slogan Seleção. Já o Gol Rolling Stones marcou o primeiro show da banda no País, em 1995, com 12 mil unidades fabricadas.

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Um dos mais emblemáticos é o McLaren Senna GTR, em homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna, que morreu há 28 anos. A versão especial teve 75 unidades produzidas em 2018 no Reino Unido,e hoje estão espalhadas por vários países, uma delas no Brasil.

Na época, o preço do modelo era avaliado em US$ 2,5 milhões. O modelo brasileiro, que não pode rodar nas ruas por questões de legislação, pertence à Fundação Lia Maria Aguiar, e ficará exposto no Museu da Fundação,em Campos do Jordão (SP).

McLaren Senna teve 75 unidades produzidas no Reino Unidoe custavaUS$ 2,5 milhões; uma delas está no Brasil Foto: Rafaela Borges/Estadão
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Em 1990, a General Motors colocou no mercado 5 mil unidades do Monza Classic SE 500 EF,homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi, o primeiro brasileiro a vencer as 500 milhas de Indianápolis, depois repetida em uma nova geração do Omega. Em 1997 foi a vez de tri campeão da F1, Nelson Piquet, ganhar uma edição limitada a apenas 120 unidades do Corsa Piquet.

Mudando para a área de eventos, a GM passou a patrocinar o festival de músicas Lollapalloza em 2014 e, naquele ano, lançou o Onix Lollapalloza para marcar o início da parceria do produto com o festival de música, que dura até hoje, mas cada ano com um destaque diferente da marca Chevrolet. Foram vendidas 4 mil unidades dessa versão.

No mundo de corridas, em 2004 a Fiat lançou 500 unidades do Stilo Schumacher, um reconhecimento ao piloto alemão, maior campeão da F1, com sete títulos. Já em outro segmento, a Renault colocou no mercado 2,1 mil unidades do Clio O Boticário em 2002, para atrair o público feminino.

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