Cemig tem aval para compra de fatia na Norte Energia

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra pela Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT) de até 49% de participação de 9% no capital da Norte Energia detida pela Vale. A Norte Energia é responsável pela construção, operação e exploração da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O aval para o negócio, que custou aproximadamente R$ 206 milhões, está em despacho publicado nesta sexta-feira, 7, no Diário Oficial da União (DOU).

LUCI RIBEIRO, Agencia Estado

07 de fevereiro de 2014 | 08h29

Até a conclusão da transação, a empresa alvo da operação passará a ser denominada Aliança Norte Energia Participações, informa documento do Cade. O controle da nova empresa será compartilhado entre Cemig GT e Vale.

Ainda segundo documento do Cade, "para a Cemig GT esta operação amplia a participação de sua matriz energética e está em linha com a diretriz estabelecida no Plano Diretor da Cemig de crescer agregando valor para seus acionistas". O texto também destaca que "a operação tem por objetivo a redução do dispêndio de capital em investimentos relacionados a atividades non-core, como a geração de energia elétrica, por parte da Vale".

Tudo o que sabemos sobre:
CemigNorte Energia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.