Cencosud nega negociar com o Carrefour no País

O presidente e fundador da rede varejista chilena Cencosud - controladora das bandeiras GBarbosa, Bretas e Perini no Brasil -, Horst Paulmann, disse ontem em Salvador que a expansão da rede no País dependerá mais de inaugurações de lojas do que de compras de outras redes. Ele também negou a possibilidade de comprar a operação do Carrefour no Brasil, como já foi especulado.

AE, Agencia Estado

27 de setembro de 2011 | 11h03

Segundo Paulmann, a ideia é se expandir principalmente nos sete Estados nos quais já atua no País - Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. ?O crescimento orgânico é muito importante, porque é muito mais econômico e nos permite avançar para onde queremos - e vamos avançar para o interior do Nordeste?, afirmou, acrescentando que a rede vai abrir 100 novas lojas este ano nos cinco países sul-americanos nos quais atua (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru).

Paulmann não quis especificar os investimentos previstos, nem quantas lojas vai abrir no Brasil, mas estima-se que seja a metade do total projetado pelo grupo, dado que, das 47 já inauguradas em 2011, 23 ficam no País. A expectativa é que o faturamento no mercado brasileiro mais que dobre este ano: dos R$ 3,5 bilhões registrados no ano passado para R$ 8 bilhões. Apenas no primeiro semestre, o faturamento foi de R$ 3 bilhões, segundo o gerente-geral do grupo, Daniel Rodriguez.

?O Brasil é o mercado que mais cresce na nossa operação?, afirma o executivo. ?Se levarmos em conta apenas a venda em supermercados, a operação brasileira já é a segunda maior da rede, atrás apenas da chilena e à frente da argentina, onde estamos há 30 anos.?

Aprendizado

A Cencosud chegou ao Brasil fazendo barulho, em 2007, ao comprar a operação da rede sergipana GBarbosa, com atuação na Bahia, em Alagoas e Sergipe, por R$ 430 milhões. Já ali, estabeleceu-se como a quarta maior rede varejista do País. Seguiu uma política de aquisição de pequenas e médias redes varejistas regionais, que em comum tinham grande aceitação das marcas em seus mercados. Foi assim com a cearense Super Família, com as baianas Perini e Mercantil Rodrigues e com a mineira Bretas - esta a última aquisição da rede, em outubro do ano passado. Com a estratégia, transformou-se na rede que mais cresce no País, com avanço de 40% no ano passado, na comparação com 2009. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
varejoCencosudCarrefour

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.